domingo, 13 de janeiro de 2008

Revista Brasileira de Unidades de Conservação

Mais um periódico interessante é lançado: a Revista Brasileira de Unidades de Conservação - Brasil UC.
Segundo Alexandre Bonesso Sampaio, Editor-Geral, "O IBAMA está divulgando a abertura para submissão de manuscritos para compor o primeiro número da Revista Brasileira de Unidades de Conservação - Brasil UC. Esta Revista tem o objetivo de publicar artigos de pesquisas científicas aplicadas ao manejo de Unidades de Conservação e tem como público-alvo: pesquisadores, gestores e técnicos especializados que atuem em atividades de proteção, manejo, gestão e pesquisa de unidades de conservação. Pretendemos que a Revista Brasil UC seja indexada nas bases mais amplas de busca de informação científica, para isso a qualidade dos trabalhos será garantida por um corpo de editores e consultores ad hoc de notório saber, isentos à administração do IBAMA, e com poder decisório sobre a aceitação dos artigos. A revista é multidisciplinar e tratará de diversos temas relacionadosàs unidades de conservação. Serão publicados artigos sobre fauna de invertebrados, antropologia, fauna de vertebrados, socioeconomia, flora, educação ambiental, ecossistemas aquáticos continentais, ecossistemas aquáticos marinhos e costeiros, ecologia humana, ecologia e manejo de ecossistemas, manejo de recursos florestais, paleontologia e arqueologia, espeleologia e geologia, e turismo em áreas protegidas. A revista, de divulgação eletrônica, estará disponível na página http://www.ibama.gov.br/revistauc e terá periodicidade semestral."
Para quem não sabe, há outro periódico focado em conservação da natureza, a revista "Natureza & Conservação", da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (http://internet.boticario.com.br/portal/site/fundacao/menuitem.59fac184217a566ee4e25afce2008a0c/?epi_menuGrafico=Educacao_Mobilizacao&item_Menu=3).
Vale a pena pensar em elaborar trabalhos que conciliem as ações de restauração e preservação, já que ambos os termos fazem parte do conceito maior de conservação da natureza, segundo nosso SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

Nenhum comentário: