quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Expandindo limites!

Está feito! Agora o blog atende a todos os membros do LERF, sem "panelas". Antes de sermos "da Adequação", somos do LERF. E com esse intuito os demais membros do laboratório também foram convidados a se juntar a esse espaço. Tentarei manter objetividade na condução das notícias e idéias aqui apresentadas, mas não se esqueçam do "olho no olho", quando realmente trocam-se impressões, sempre na busca de formar pesquisadores e profissionais cada vez melhores para conservar e restaurar o patrimônio natural tão rico do Brasil.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Balanço de 2007 - Infra-estrutura

Não tem jeito, mesmo com a correria do dia-a-dia essa época do ano sempre reserva alguns momentos de reflexão sobre o ano que passou e o que está por vir, tanto na vida pessoal como profissional. E cá estou nesse embalo, para tentar fazer um balanço do ano de 2007 para o Programa de Adequação Ambiental do LERF.

Os que estavam aqui em dezembro de 2006 podem tentar analisar se houve avanços em termos de aprendizado e também na operacionalização dos projetos. Vamos começar pela infra-estrutura. Será que ela melhorou? De forma geral, creio que sim.

A plotter, mesmo encantada durante vários meses, está em pleno funcionamento, e muito bom, por sinal. Os aparelhos de GPS também estão bem, com a novidade do GPS de precisão (só precisamos cuidar melhor das cargas das pilhas!). A S10, apesar de disputada, também foi uma bela aquisição. Os computadores estão melhores, e todos com ArcGIS licenciado. A bibliografia presente na sala da Carla, aliada à biblioteca do Ricardo e às bases de dados on-line podem e devem ser usadas (embora às vezes a gente se esqueça de usá-las, na correria...). Temos um datashow e, pelo que vi no curso, muitos já tem seu próprio laptop (também quero!!).

Sem dúvida ainda há necessidade de melhorias. Ainda faltam máquinas fotográficas (eu, por exemplo, sempre levo a minha para o campo...). O atendimento a essa demanda, a princípio, será feito em breve. O florístico precisa de um podão novo. Novos programas já estão sendo orçados. Os computadores às vezes dão "pau", mas às vezes por conta de problemas inerentes ao trabalho em rede, onde os riscos de vírus e outras sujeiras são altos, sendo necessária constante atenção. "Seu" Luis, apesar daquele jeitão, atende prontamente, desde que a Carla saiba o que aconteceu.

É importante que cada um de nós, além de cuidar bem do que já existe, pense com sensatez sobre eventuais necessidades de melhorias. E espero funcionar como um bom canal de comunicação para sugestões.

Na próxima, uma avaliação do aprendizado. Até breve!