quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cana "empurrando" o gado

Vejam as fotos abaixo, tiradas em um sobrevôo na região de Lençóis Paulista, SP. Mais uma comprovação do que temos constatado em campo: a cana "empurrando" o gado para os limites da APP.
Se por um lado a imagem mostra esse impacto, por outro mostra potenciais áreas de compensação como Reserva Legal, visto que a pastagem excede os limites da APP. Isso, claro, desde que o gado seja retirado!




A imagem nos foi cedida pela equipe da Usina Zilor, cujo Programa de Adequação Ambiental está sendo conduzido pelo Leandro, Adriana, Michel e Thaís. Um dos pontos a serem apresentados no trabalho será a necessidade de atuar junto aos arrendados para que essa situação seja regularizada.
Ontem estivemos lá para apresentar os resultados da amostragem feita em áreas próprias e arrendadas, entre os meses de novembro e dezembro de 2007. Mais uma vez, mesmo na amostragem, os valores coincidiram com as médias que temos encontrado nos projetos: cerca de 9-10% de APP, entre 2-3% da área total com APP em situação irregular (com uso agrícola) e um déficit de aproximadamente 12% de Reserva Legal.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sanando dúvidas na Usina São Manoel

Hoje uma equipe do LERF (Rubens, Bárbara, Ricardo e eu) esteve na Usina São Manoel para iniciar um trabalho que, se tudo der certo, será repetido nas outras usinas: a conferência dos mapas de adequação ambiental e a resolução de dúvidas em campo.

A presença do Ricardo foi extremamente enriquecedora, pois além de permitir o melhor entendimento das situações, dá um respaldo maior junto à equipe da usina. Algumas áreas foram checadas devido a dúvidas que Rubens e Bárbara tinham, enquanto outras foram sorteadas.

Esse trabalho de hoje, inclusive, levará a alguns ajustes na legenda que estamos construindo, além de ter esclarecido (assim se espera) a interpretação que devemos fazer para os campos úmidos e Matas de Brejo.



domingo, 10 de fevereiro de 2008

O "poder" dos blogs

Reportagem do Estadão, de 07/02/08. Desculpem-me pelo fato da mensagem não ter caráter técnico, mas creio que vale a pena ler, para que todos valorizem esse espaço.

Empresas buscam ''blogueiros''
Profissional deve desenvolver novo canal de comunicação com os clientes e funcionários
Ana Paula Lacerda

Das 500 maiores empresas do mundo, apontadas pela revista Forbes, apenas 9% possuem blogs corporativos que possam ser acessados pelos internautas através da Web. "No Brasil, ainda estamos pesquisando, mas certamente esse número é ainda menor", diz o consultor de internet da W3 Geoinformação, Aloísio Sotero. Mas há um movimento de criação de blogs corporativos. "Atualmente, estamos com projetos para a criação do blog de 5 CEOs, nas áreas de varejo, serviços e tecnologia", diz ele. "Primeiro, esses blogs serão abertos para os funcionários das empresas. Talvez, mais tarde, eles se tornarão públicos."
O interesse em conhecer melhor o funcionamento e alcance fez com que a Jump Education, uma instituição especializada no ensino de tecnologia, criasse um curso para executivos com foco na criação de blogs corporativos. "Tivemos uma procura muito grande, principalmente pelos diretores de comunicação das empresas", comenta a diretora de conteúdo da Jump Education, Maristela Alves.
Segundo ela, isso ocorreu porque as empresas perceberam que muitos clientes gostam de ter um canal mais interativo de comunicação, e o blog permite que eles façam comentários sobre as atividades da empresa. "As empresas estão entendendo que essa pode ser uma ferramenta que pode gerar mais negócios e mostrar transparência ao consumidor."
A diretora de mídia da L'Oreal, Patrícia Barbieri, diz que a empresa estuda a possibilidade de ter um blog. "Não há nada definido, mas não podemos negar que é uma ferramenta interessante." Para ela, quando a empresa cria um blog, precisa ter um objetivo claro. "Não vamos criar só porque outras empresas têm. Toda empresa pode ter um blog, desde que tenha uma estratégia de comunicação definida."
Sotero, da W3, concorda. "Primeiro a empresa tem de saber para quem quer escrever. Depois, quem vai escrever o blog. Pode ser o CEO, um diretor ou uma equipe, mas precisa ser alguém que conheça bem a empresa."
A publicitária e blogueira da Natura, Luciana Bullara, diz que cada empresa deve buscar o profissional mais adequado para cuidar de seu blog. "Eu sou consultora da Natura e gosto do estilo de vida que a empresa prega. Não sei se conseguiria escrever o blog de uma montadora."
Para o vice-presidente da Adrenax Capital, Gil Giardelli, os bons blogs corporativos são aqueles que não pensam apenas em vender produtos. "É preciso falar de tudo que possa interessar ao seu público-alvo." Ele cita como blogs interessantes os do HSBC e da Melissa, no Brasil. "Eles criaram no internauta o hábito de ler." E o mais importante: abrem espaço para discussão."
Se não houver espaço para comentários, o blog vira um veículo chapa-branca", diz Giardelli. Ele cita como exemplo o blog da companhia aérea JetBlue, nos EUA. "Após uma série de problemas nos aeroportos, representantes da empresa pediram desculpas aos consumidores pelo blog. Foram elogiados." Ele também elogia o blog do Google.

O BOM BLOG
Transparência: Um bom blog corporativo fala das novidades da empresa - boas e ruins - e assuntos que interessem ao público-alvo, com espaço para os internautas comentarem. Críticas devem ser recebidas e respondidas, não apagadas.
Moderação: Apesar do espaço livre para comentários, deve-se manter a ordem no blog. Ofensas e palavrões, por exemplo, não devem ser aceitos.
Periodicidade: Tenha dias certos para escrever, para criar o hábito de leitura.
Linguagem: Os textos do blog devem parecer uma conversa, não um relatório. Use linguagem leve, mas evite a linguagem de internet onde se abreviam e trocam letras.