sexta-feira, 25 de abril de 2008

Zoneamento do Estado do Mato Grosso

Pessoal, foi divulgado o zoneamento sócio-econômico e ecológico do Estado de Mato Grosso.
Vocês podem acessar o link http://www.geo.seplan.mt.gov.br/zsee/ . Lá há um mapa interativo (mais ou menos), um mapa em pdf e o documento do zoneamento.
Vale a pena dar uma olhada, até mesmo para ver a metodologia e os resultados. Afinal, é um assunto com o qual temos certa familiaridade.
Abraços!

XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Prezada Comunidade de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. É com prazer que informamos que o XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto será realizado na cidade de Natal-RN, de 25 a 30 de Abril de 2009. O site já está no ar http://www.dsr.inpe.br/sbsr2009. Convidamos você a colaborar na divulgação do Simpósio entre seus pares. Se desejar material impresso para divulgação, temos cartaz e folder, peça-nos.Você também está convidado a cooperar na indicação de temas para Workshops, Mesas Redondas e Sessões Especiais. Embora esta indicação seja muito importante para que o SBSR possa atender aos anseios da comunidade, a sua disposição para organizar esses eventos é vital para que se viabilizem as sugestões. Assim, muito apreciaríamos se Você pudesse responder a este e-mail, se possível até 10 de maio, com as indicações abaixo:
Tema de Workshops, Mesas Redondas, Sessões Especiais:
Título:
Posso organizar ( )
Não posso organizar ( )
Indicação de nomes nacionais/ internacionais, com endereços completos ou e-mail para participar:
Outras sugestões que achar conveniente (palestras, cursos, etc.):As indicações e sugestões serão cuidadosamente analisadas pela Comissão Organizadora. Sua colaboração é fundamental, pois uma comunidade forte é conseguida com efetiva participação. Cordialmente, José Carlos N. Epiphanio Lênio Soares Galvão Coordenadores Gerais do XIV SBSR

Evento - EMBRAPA

Divulgando evento da EMBRAPA. Pareceu interessante, especialmente para os envolvidos no projeto da Guariroba. O site indicado tem mais informações sobre o projeto maior.

O Comitê Gestor do Sistema Nacional de Parcelas Permanentes - SisPP tem o prazer de convidá-lo paraparticipar do I Seminário Nacional sobre Dinâmica de Florestas, a se realizar de 23 a 27 de junho de 2008 em Curitiba, PR.
O Seminário abordará o estudo do crescimento das florestas brasileiras e possibilitará divulgar as ações depesquisa com parcelas permanentes, buscando a expansão e consolidação das redes e a otimização deesforços para desenvolver e promover pesquisas de longa duração no monitoramento de florestas.
Esse Seminário terá como tema central a contribuição do monitoramento da dinâmica das florestas para o uso sustentável e será composto por conferências, mesas redondas, painéis e trabalhos voluntários (sessão deposters).
As normas para apresentação de trabalhos estão disponibilizadas na homepage do SisPP:http://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/sispp/SisPP.htm.
Os trabalhos voluntários deverão contemplar aspectos relativos à dinâmica de florestas, tendo por base açõesde pesquisa com foco nas seguintes linhas temáticas:
- Crescimento e produção em florestas naturais;
- Crescimento e produção em plantações florestais.
Informações: Vera Lucia Eifler (41)3675-5679 ou diretamente pelo email: sispp@cnpf.embrapa.br
Organização: Serviço Florestal Brasileiro e Embrapa FlorestasApoio: CNPq, PNF, FAO, FAPERG
Colaboração: Rede MAPI, Rede de Parcelas Permanentes Cerrado-Pantanal, Rede de Manejo Florestal da Caatinga e GT-Monitoramento de Florestas

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Nova imagem do experimento de semeadura direta

Pessoal, rapidinha: vejam abaixo mais uma foto do experimento de semeadura direta do meu Doutorado. A área está com 1 ano e 2 meses de implantação, direto na semente.

E aí, será que dá certo? Abraço!

terça-feira, 22 de abril de 2008

2º Seminário Educação SocioAmbiental - UNICAMP

Olás !!

Estou divulgando o 2º Seminário Educação SocioAmbiental, acho que será interessante.
Abç
Dri

O Centro Superior de Educação Tecnológica – CESET e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PREAC (com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação) promovem os Seminários de Educação SocioAmbiental da UNICAMP com o objetivo estimular o contato, as trocas e o debate entre os diversas pessoas desta Universidade que atuam, pesquisam e militam no campo de uma Educação SocioAmbiental para Sociedades Sustentáveis.

Especificamente, neste 2º Seminário, o objetivo é buscar formas de fortalecimento das ações de Educação SocioAmbiental da UNICAMP, no caso, debatendo o "Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global", com alguns de seus autores mais atuantes.

Os participantes da Mesa Redonda (a ser realizada tanto em Limeira quanto em Campinas): Moema Viezzer (membro do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata e do Coletivo Educador do Paraná), Rachel Trajber (Coordenadora Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação) e Marcos Sorrentino (Diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente), refarão a trajetória deste importante documento, que é referência para uma Educação SocioAmbiental crítica desde a Rio 92, como manifesto da Sociedade Civil escrito a centenas de mãos internacionais, até ser constituir-se numa das bases das Políticas Públicas de Educação Ambiental no Governo Federal.

Maiores informações, acesso ao "Tratado de Educação Ambiental" e inscrições podem ser feitas por meio do site
www.preac.unicamp.br/eaunicamp.
Em Limeira, a mesa ocorrerá no dia 24 de abril no Auditório do Pavilhão do CESET das 18:30 às 22:30.
Em Campinas, a mesa ocorrerá no dia 25 de abril, no Centro de Convenções da UNICAMP das 08:30 às 12:30.


Contamos com a presença de todos e agradecemos a ampla divulgação que puder ser dada a este convite.
Prof.Dr. Mohamed Habib (Pró-Reitor de Extensão)
Prof.Dr. Sandro Tonso (CESET - organizador dos Seminários de Educação SocioAmbiental)

domingo, 20 de abril de 2008

Santarém

Puxa, uma semana fora e ninguém publicou nada por aqui? Bom, vamos lá então...

O trabalho que fiz em Santarém faz parte de um projeto em conjunto com a The Nature Conservancy (TNC), que por sua vez tem um projeto maior junto com a Cargill. Sim, aquela Cargill que teve o porto de escoamento de grãos em Santarém fechado ano passado por irregularidades, após protestos do Greenpeace.

A idéia é que os fazendeiros fornecedores de soja façam a adequação ambiental de suas propriedades, senão nada de negociar a soja. O trabalho já envolve mais de 300 propriedades, mas visitei apenas 6, onde serão implantados modelos de restauração de APPs.

Uma coisa é notória: é impressionante o potencial de regeneração por lá. Não só pela presença de muitos fragmentos em volta, mas também pelo histórico de uso do solo recente (menos de 6 anos, em média). Os fragmentos, porém, nem sempre são primários. Aliás, falar em mata primária e intocada na Amazônia é, por incrível que pareça, uma falácia. Há estudos sérios que demonstram que mais de 80% da Amazônia já foi, no mínimo, explorada seletivamente, isso sem contar as clareiras que os "bons selvagens" dos índios já fizeram no passado. A diferença é que mata secundária por lá tem uns 40m de altura...

Vejam abaixo os regenerantes no meio da plantação de soja.



Ou seja, o trabalho de restauração das APPs é bem mais fácil do que por aqui, onde em boa parte das vezes não há outra coisa a fazer senão plantar mudas logo de cara. Agora, a questão da Reserva Legal de 80% será outra coisa, bem mais difícil.
Mais relatos na nossa próxima reunião mensal. Abraços!!