sexta-feira, 7 de março de 2008

Visita de pesquisadora (restauração de áreas degradadas) da Califórnia


Buenas pessoal...

Atendendo aos pedidos do Ingo, resolvi usar o espaço para divulgar a visita da prof. Dr. Karen Holl, pesquisadora da Universidade da Califórnia, Santa Cruz.

Ela estará de passagem pelo Brasil e nos fará uma breve visita, com o intuito de conhecer o laboratório, trocar idéias com a gente e visitar algumas áreas restauradas.

Os encarregados de acompanhá-la serão o Nino, o Ingo e eu. Como serão apenas dois dias aqui em São Paulo (dias 3 e 4 de abril), gostaríamos que todos participassem da apresentação que ela fará no dia 3 (16:00 no LERF), o que inclui participar também da discussão que deve rolar depois disso.

Sua principal linha de pesquisa é Restauração de áreas degradadas e atualmente ela desenvolve três grandes projetos:
1- Restauração em larga escala de matas ciliares ao longo do rio Sacramento;
2- Restauração de Florestas Tropicais em pastos abandonados (Costa Rica);
3- Efeitos de distúrbios sobre a dinâmica de comunidades vegetais de pradarias costeiras (coastal prairies) da Califórnia;

Em todos eles é notável uma forte preocupação com os efeitos que a paisagem exerce sobre a evolução das áreas restauradas e da regeneração natural de espécies nativas.
Além disso, ela também desenvolveu alguns trabalhos com Florestas Decíduas aqui no Brasil Central, em parceria com pesquisadores como Aldicir Scariot (UnB), Alexandre Bonesso Sampaio (doutorado-UnB) e Daniel Mascia Vieira (Embrapa-Aracaju).

Como a Karen é uma pesquisadora muito produtiva, aconselho que vocês dêem uma pesquisada no site dela: http://people.ucsc.edu/~kholl/ , assim estaremos mais bem informados a respeito do trabalho dela.

Espero que todos se animem a participar! Em breve postarei mais notícias....


inté!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Florestas primárias são insubstituíveis

Estudo liderado pelo pesquisador brasileiro Carlos Peres mostra que o reflorestamento de florestas tropicais não é capaz de recuperar toda a biodiversidade de uma mata primária.
Divulgado no final de 2007, um estudo liderado pelo pesquisador brasileiro Carlos Peres, desenvolvido com equipes da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, e do Museu Emílio Goeldi, em Belém (PA) (www.museu-goeldi.br), mostra que o reflorestamento de florestas tropicais não é capaz de recuperar toda a biodiversidade de uma mata primária, mostrando que a conservação das florestas vai muito além de preservar as reservas de carbono.

Os pesquisadores recolheram informações sobre animais e plantas em cinco florestas primárias, cinco secundárias (que crescem sobre áreas antes desmatadas) e cinco florestas de reflorestamento com árvores de eucalipto, na região do Jarí, no norte paraense. Os resultados mostram que pelo menos um quarto de todas as espécies pesquisadas foram encontradas somente em florestas primárias. No caso de aves e árvores, a porcentagem de espécies restritas a essas áreas chegou a 60%. A pesquisa indica, ainda, que as florestas de reflorestamento não são tão eficiente na absorção de dióxido de carbono da atmosfera em comparação com as florestas primárias.

Fonte: http://www.climaedesmatamento.org.br/revista/ver/11

quarta-feira, 5 de março de 2008

Oportunidade no Missouri Botanical Garden

Mais uma dica enviada pela nossa colega Débora. Não vou traduzir, hein!
The Missouri Botanical Garden announces our annual competition for the Elizabeth E. Bascom Fellowships in botany for Latin American women and the Alwyn H. Gentry Fellowships in botany for Latin American men.
The purpose of the scholarships will be that of supporting the career of botanists of Latin America through a financial aid that permits them to carry out investigations in the Missouri Botanical Garden. During their stopover in Saint Louis, the fellows will have access to the herbarium, to the library and to the database botany (TROPICOS) of the Missouri Botanical Garden.
The financial support will include the roundtrip air ticket to Saint Louis Missouri, lodging in the Garden apartment and a small stipend for food and miscellaneous expenses in Saint Louis for a period from one to three months.
The deadline for reception of applications is July 31, 2008 and the announcement of the results of the competition will be September 30, 2008. Guidelines (in Spanish) are available at:
http://www.mobot.org/plantscience/ccsd/opportunities.shtml
Kathy Hurlbert, Coordinator

Cursos na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

No decorrer de 2008, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza promoverá cinco cursos de capacitação para interessados de todo o Brasil. Quatro deles acontecem na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), e um na Estação Natureza Pantanal, em Corumbá (MS).
Os cursos, que fazem parte do Programa de Formação em Conservação da Natureza da Fundação O Boticário, abordam temas relacionados à conservação da natureza e são destinados a profissionais e estudantes de áreas relacionadas ao tema. As aulas serão ministradas por especialistas, em sua maioria mestres e doutores em áreas correlatas aos cursos.
Os cursos oferecidos em 2008 são:
- Planejamento, Implantação e Manejo de Trilhas em Unidades de Conservação (Inscrição: 10/03 a 10/04; Realização: 04 a 10/05);
- Planejamento e Manejo de Áreas Naturais Protegidas (Inscrição 16/04 a 16/05; Realização: 08 a 22/06);
- Biologia da Conservação (Corumbá/MS) (Inscrição 03/06 a 03/07; Realização: 28/07 a 01/08);
- Uso Público e Ecoturismo em Unidades de Conservação (Inscrição 21/07 a 21/08; Realização: 14 a 20/09);
- Educação e Interpretação Ambiental em Unidades de Conservação (Inscrição 09/09 a 09/10; Realização: 02 a 08/11).
Inscrições pelo site: http://www.fundacaoboticario.org.br/ (clique em “Educação e Mobilização” e em seguida no link “Cursos”)
Mais Informações:Fone: (41) 3340-2637 Fax: (41) 3340-2635
E-mail: capacitacao@fundacaoboticario.org.br

terça-feira, 4 de março de 2008

SER International's World Conference

Acessem http://www.seri2009.com.au/index.html e encantem-se como eu me encantei. Vai ser caro, mas eu vou!!

segunda-feira, 3 de março de 2008

O que acontece?

Colegas, sinto que esse espaço está sendo muito subaproveitado. Sei que muitos de vocês estão ocupados com relatórios, pesquisas e outras atividades, mas, sinceramente, eu também estou... Olhem que eu faço greve, hein (brincadeira!).
Desculpem pelo desabafo, mas a idéia era transformar esse espaço em um amplo espaço de comunicação (não necessariamente um fórum, porque não é esse o objetivo de um blog), e isso não está acontecendo. Fico inclusive sem graça de relatar notícias do meu experimento, pois parece que isso é só promoção pessoal.
Imagino que essa falta de hábito tenha uma raiz mais profunda, de caráter cultural: sei que o LERF é uma passagem para todos nós, e eu também encaro assim. Mas não é porque estamos apenas de passagem que não podemos ajudar a construir um espaço melhor para nós mesmos e para todos os que ainda passarão por aqui.
Vamos lá, não dói! Sempre que acharem alguma matéria ou notícia interessantes relacionados à restauração ou conservação da natureza, comuniquem! É fácil: é só clicar em "nova postagem"! Garanto que 5min por semana de cada um já dariam um bom material.
Abraços!

domingo, 2 de março de 2008

As águas de março fechando o verão...

Cá estamos em março. Fevereiro parece ter sido positivo para a Adequação, pois os projetos estão em bom andamento e tivemos um ligeiro avanço na formatação da legenda. A próxima reunião mensal parece que vai ser interessante, pois várias equipes estão se organizando para ilustrar dúvidas de campo ou situações interessantes nas apresentações em PowerPoint.
Os pequenos projetos de restauração mencionados na reunião de fevereiro já estão em execução. Por enquanto a equipe é formada pelo Ricardo (novo no LERF, graduando em Eng. Florestal da ESALQ) e pelo Alessandro (graduando em Biologia, da PUC-Sorocaba). Ambos vão relatar os primeiros dias desse projeto na reunião.
Por fim, cabe comunicá-los que estou em contato com amiga da EMBRAPA-Florestas, do Paraná, para formatação de um pequeno seminário de atualização técnico-científica de restauração em junho desse ano. Vocês saberão das novidades em breve.
Mais notícias na reunião mensal, que, lembrem-se, também vai contar com a apresentação do Promotor do Ministério Público Daniel de Angelis.
Abraços e bom mês a todos.