sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Reunião com SMA / Projeto Matas Ciliares

Foi melhor que eu imaginava. Apesar do atraso esperado dos técnicos da SMA e da ausência de alguns membros do LERF (alguns em campo, outros não sei onde...), a reunião de hoje com os técnicos do Projeto Matas Ciliares foi interessante.
Descontado o início burocrático onde levantaram-se questões relacionadas aos produtos entregues, dois temas principais permearam a discussão. O primeiro foi referente às matrizes florestais para coleta de sementes. Esse componente do projeto não constava na concepção original do projeto, e o LERF comprometeu-se a conduzi-lo de forma demonstrativa. O pequeno número de matrizes marcadas deveu-se a isso, mas também é reflexo da ausência de fragmentos bem conservados em boa parte das microbacias. Triste constatação. Porém, dada a relevância do tema, ficou claro que temos que correr atrás enquanto é tempo. Para isso, serão revisadas as 15 listagens florísticas geradas no projeto, e serão indicadas as principais espécies que precisam ter matrizes marcadas, em uma escala regional, e não apenas de microbacia. O LERF irá assessorar tecnicamente esse trabalho, tendo sido citado o trabalho de troca de sementes realizado pelo Pedro.
O outro tópico tratado na reunião foi relacionado às dificuldades técnicas da execução dos projetos executivos. Além da resistência dos pequenos agricultores que não querem perder área de suas propriedades, os técnicos da SMA levantaram algumas questões / dificuldades relacionadas à adubação, uso de hidrogel/irrigação, viabilidade de retificar cursos d'água em campos úmidos antrópicos, dificuldade em "limpar" áreas com elevada massa de gramíneas (napier e colonião), plantios com baixa diversidade e momento adequado para realizar os replantios. Algumas das situações foram ilustradas com fotos in loco e sobrevôos. Foi bem interessante.
Haverá continuidade dessa reunião na segunda quinzena de fevereiro, quando a equipe do LERF fará um dia de campo em Campinas e Nazaré Paulista.
Devagar, mas indo... Vamos ver no que dá, torcendo para dar certo.
Até breve.

Nenhum comentário: