domingo, 5 de abril de 2009

LERF recebe técnicos ambientais do Espírito Santo


Na semana passada o LERF recebeu, juntamente com o Prof. Flávio Gandara, 8 técnicos ambientais do Estado do Espírito Santo. Eles fazem parte de um grupo multidisciplinar denominado Comissão Especial de Recuperação Ecossistêmica – CORE (http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp), responsável por normatizar as ações de restauração florestal estaduais.

A visita iniciou-se na segunda-feira (30/03), ocasião em que os profissionais conheceram o viveiro florestal Bioflora, especializado em produção de mudas de espécies nativas florestais. Na terça e quarta-feira visitaram projetos de restauração florestal implantados na Rodovia dos Bandeirantes e nos municípios de Piracicaba (beira do rio Piracicaba), Santa Bárbara do Oeste, Iracemápolis, Araras e Cosmópolis, bem como projeto de implantação de manejo florestal com espécies arbóreas nativas na Fazenda Guariroba, em Joaquim Egydio, Campinas.

Já na quinta-feira (2/4) foram acompanhados por técnicos supervisionados pelo Prof. Flávio Gandara (LCB/ESALQ) em projetos de sistemas agroflorestais em Joanópolis. A paisagem e a malha fundiária do Espírito Santo são, em grande parte, propícias à instalação de SAFs.

A idéia é que a visita seja um ponto de partida para um intercâmbio de experiências na área de restauração, na busca de adaptações locais para princípios gerais preconizados pelo LERF.

Nenhum comentário: