sábado, 5 de abril de 2008

Visita da Karen Holl


Na tarde chuvosa de quinta-feira passada cerca de 100 pessoas puderam presenciar a palestra da Dr.ª Karen Holl, da Universidade da Califórnia, durante a visita que ela fez ao LERF. Por cerca de 50min ela nos fez um breve relato das linhas de pesquisa desenvolvidas por lá.

Particularmente, o relato serviu para mostrar que o LERF não deve nada aos "gringos", especialmente em termos de atualidade no pensamento da restauração. Acho apenas que carecemos ainda de uma sistemática maior na organização de nossos experimentos de forma a compartilhá-los com a comunidade científica e sermos mais amplamente reconhecidos.

A sexta-feira foi reservada para o campo. Junto com Sérgius, Cris, Ricardinho, Jeanne e Nino (com a chegada da Letícia, da Unicamp, à tarde), acompanhamos a Karen e mais um monte de gente da Suzano em um comboio de carros para os plantios de restauração da Esalq, Iracemápolis, Santa Bárbara e Guariroba, fechando o dia na Santa Genebra.
Para quem ainda não teve a chance de acompanhar essas visitas (comuns nos cursos dados no LERF às ONGs e empresas), recomendo.
A passagem por essas áreas permite uma visão prática, teórica e histórica das ações de restauração, deixando claros os avanços que foram feitos e os erros com os quais foi possível aprender.

Olha aí o Prof. Nino explicando os experimentos da Guariroba!


Imagem para a posteridade! Que novos pesquisadores sejam bem-vindos para conhecer o trabalho do LERF. E que nosso trabalho seja divulgado, para abrir portas em outros lugares! Mãos à obra!

Abraços!

2 comentários:

Leandro Aranha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Aranha disse...

E AÍ COMO FOI, INGO? O QUE ELA ACHOU DOS NOSSOS PLANTIOS? O QUE ELA FALOU?

ABRAÇO