quarta-feira, 12 de março de 2008

Amazônia perde área igual a 40% de SP só em janeiro

da Folha Online
Em janeiro, enquanto o governo divulgava medidas para tentar conter o ritmo acelerado de desmatamento na Amazônia, uma área equivalente a 40% da cidade de São Paulo foi devastada na região, informa reportagem de Marta Salomon publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL).
Os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectaram o abate de 639,1 km2 de florestas no mês, segundo dados consolidados. O desmatamento em janeiro foi menor do que em novembro e dezembro do ano passado, mas supera os números nos três meses anteriores (agosto, setembro e outubro).
Em janeiro teria começado a valer a moratória anunciada pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente) à derrubada de árvores por meio da suspensão de novas autorizações para corte de árvores nos 36 municípios com maiores índices de devastação na Amazônia.
Em fevereiro, o governo iniciou a Operação Arco de Fogo, que tem como objetivo patrulhar a Amazônia e deter o desmatamento na região.
Com um efetivo de cerca de mil homens na região, a operação já passou por Rondônia, Pará e Mato Grosso --os dois últimos são os que mais desmatam.
Informações mais precisas sobre a área desmatada na Amazônia só serão divulgadas no segundo semestre do ano.
Leia a matéria completa na Folha desta terça.

Nenhum comentário: