quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Dia de campo com SMA - Projeto Matas Ciliares


Hoje estivemos (eu, André, Ricardo e Andrezza) no DEPRN, em Campinas, ouvindo interessantíssimos relatos de campo dos técnicos participantes do Projeto Matas Ciliares, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (para quem não sabe o LERF participa desse projeto desde 2006, tendo feito todos os diagnósticos das 15 microbacias participantes do projeto).

As dúvidas foram de caráter bem prático, envolvendo desde a adubação mais adequada, o uso ou não de herbicidas, os problemas com fornecimento de mudas, o aproveitamento e condução da regeneração natural, entre outros. Sem dúvida esses técnicos estão em uma frente de batalha, pois em pequenas propriedades nem sempre temos a tecnologia, conhecimento e recursos para implantar as técnicas sugeridas pelo LERF, muito embora os princípios sejam relativamente simples. Nesse ponto há que se valorizar o acesso que temos a algumas das melhores práticas e alguns dos melhores modelos de restauração aplicados hoje em dia, por mais que ainda haja muito o que caminhar.

No período da tarde visitamos a Fazenda Guariroba, onde foram mostrados os plantios de 10 meses (ver acima), além de terem sido feitas algumas demonstrações de uso dos equipamentos.

Nenhum comentário: