quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

1 ano de semeadura direta na Usina São João (Araras)

Hoje o experimento de semeadura direta com arbóreas nativas, tema do meu Doutorado, completa exatamente 1 ano. Vejam que minhas "filhas" estão indo bem, embora haja alguns pontos de melhoria (como o ajuste na densidade de sementes e as falhas de germinação causadas pelo excesso de água em alguns pontos). Mas considero o método promissor, ao menos como uma alternativa ao plantio de mudas. Os dados do último monitoramento (novembro de 2007) ainda precisam ser analisados.

Já o segundo experimento, implantado há duas semanas, também já está mostrando resultados. Vejam abaixo uma das primeiras orelhas-de-negro germinadas (Enterolobium contortisiliquum). No dia 22.02 farei o primeiro monitoramento de germinação.



2 comentários:

Leandro Aranha disse...

Poxa Ingo, impressionante o primeiro experimento. As suas filhas estão bem grandes para 1 ano de semeadura, dá para perceber o tamanho em relação à você.
Quando der gostaria de visitar a área com você, se possível?

Abraço

Ingo Isernhagen disse...

Ôpa, quando for de novo te aviso, pois é bom conciliar alguma atividade com a visita, para aproveitar melhor o recurso da FAPESP que invisto nas viagens. Hoje fui lá meio de sopetão, porque foi aniversário de implantação. Como disse, embora haja falhas, estou bem satisfeito, considerando tratar-se de um experimento.