domingo, 9 de dezembro de 2007

EIA-RIMA da Usina Zilor, em Quatá, SP

Não sei se todos já tiveram a experiência de participar de uma audiência pública de apresentação de EIA-RIMA. No dia 06.12 tive a oportunidade de participar de uma, em Quatá, perto de Paraguaçu Paulista (não ajudou muito, né?), referente à ampliação da área produtiva da Açucareira Quatá, grupo Zilor. Para quem não sabe, estamos fazendo o Programa de Adequação Ambiental da Zilor, com áreas ali e em Lençóis Paulista. Sinceramente esperava mais bate-boca, vindo de ambientalistas, mas ao abrirem a palavra à comunidade os únicos que falaram foram os prefeitos da região, obviamente elogiando a iniciativa e ressaltando os benefícios sociais do empreendimento. A ampliação será feita sobre áreas que hoje são de pastagens extensivas, muito mal manejadas, por sinal. Esperemos que os resultados de nosso projetos disciplinem essas ampliações da área plantada de cana, já que não há muito como escapar disso. A região, na verdade, é bem carente de unidades de conservação.

Um comentário:

Leandro Aranha disse...

Infelizmente essas audiências existem apenas para cumprimento da legislação ambiental, mas em sua maioria não servem muito para "barrar" ou adequar a ampliação da fronteira agrícola.
Espero que, assim como colocado pelo Ingo, o Programa de Adequação Ambiental da Zilor, que coordeno, venha de alguma forma orientar a diretoria da Zilor na ampliação das áreas cultivadas por cana-de-açucar, assegurando as APPs e RLs das propriedades e uma melhor relação com o meio ambiente.